sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pontos Turísticos

Paredões do Janeiro: corredores originados de formações rochosas, abriga cachoeiras e bicas naturais, um cenário de indescritível beleza. Situada a 5 km sede do município.
Cachoeira Cana Verde: queda d’água que se desprende a 30mts de altura, abrigando um mirante, proporcionando uma visão espetacular do sertão. Situada a 16 km sede do município, com acesso pela Br-222.
Cachoeira São Gonçalo - Sete Quedas: encontro das cachoeiras, devido à formação em batentes. Possui um cenário exuberante, onde o caminho das águas se mistura com a fauna e flora. Situada a 3 km da sede do município. Acesso pela Ce-187.
Reserva Ecológica Cachoeira da Floresta: reserva particular, com natureza exuberante, destacando-se as várias cachoeiras. Possui seis trilhas e um pesque- não-pague. É permitido o banho; podem ser praticadas as atividades de rappel e tirolesa. São 250 hectares de área preservada (de propriedade do Serra Grande hotel). Situada a 12 km da sede do município. Acesso em parte pela Br-222.
Trilha da Cachoeira da Mangabeira: fica no mirante chamado de Espelho da Vida, pois tem uma visão geral da serra. Do mirante até a cachoeira, o acesso é difícil, pois se passa entre dois paredões bastante estreitos. São duas quedas d’água, com vegetação de mata úmida e tropical. A fauna é bastante rica, com gatos do mato, onças, canários, bem-te-vis, macacos prego etc. Situada a 5 km da sede do município.
Trilha da Espia: localizada na encosta da Serra, caracteriza-se pelas formações rochosas. Possui uma cachoeira que cai entre dois paredões de pedra, chamada Rocha da Rosa. A trilha é de 1 km e 70% dela é plana. A vegetação de serra úmida. Na cachoeira que existe na trilha, a água não é perene; existe afluência do mês de outubro a julho. Está situada a 5 km da sede do município.
Trilha do Pinga: possui quedas d’água que se assemelham a degraus. A vegetação é de mata úmida. A trilha é como uma espécie de funil. Situada a 5 km da sede do município. Acesso em estrada vicinal em bom estado de conservação.
Trilha da Cachoeira do Marinema de Baixo: existem duas trilhas, uma mais leve, adequada para turistas de todas as idades, e outra mais pesada, com descida de cordas. Durante o percurso da trilha, pode-se encontrar quedas d’água, encontro de rios e árvores centenárias (babaçu etc.)
Cabeça da Nega: formação rochosa, em cujo caminho pode-se encontrar olhos d’água, um mirante de onde se pode avistar a cidade de Viçosa do Ceará. Presença de engenho, casas de farinha e uma capelinha, onde se realizam novenários. Situada a 12 km sede do município. Balneário da Santa Rosa (Barragem): formação rochosa, com uma entrada como se fosse uma gruta. Tem uma cachoeira pequena, propícia ao banho. Situada na sede do município.
Açude Jaburu: o Açude forma uma prainha, utilizada pela população para lazer nos finais de semanas, chegando a receber dezenas de pessoas oriunda das mais diferentes e distantes cidades da região. O local oferece uma excelente opção para a prática da pesca esportiva contando com variadas espécies de peixes, destacando-se o tucunaré. Situado a 20 kms da sede do município, acesso pela Br-222.
Cascata: a Cascata é uma queda d’água que cai em uma piscina natural, onde é represada. Situada na sede do município, Precisamente na metade da subida da serra da Ibiapaba. Acesso é feito pela Br-222.
Trilha da Transumância: caminho que liga a serra ao sertão, feito em pedras e utilizado pelos primeiros colonizadores. A trilha abriga a cachoeira do Pinga, ao longo do caminho podemos encontrar diversos engenhos e alambiques. Situada a 9 quilômetros da sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores do Blog